Em nosso país boa parte do desenvolvimento que temos vem do
meio rural, a importância é tanta que a produção de alimentos é toda do campo.
Com isso era para ter uma política nacional atuante para o transporte no setor,
não só incentivar a produção, mas também garantisse o escoamento e condução da
produção, mas a realidade é um pouco diferente, se incentiva a produção e não
garante a saída para o mercado consumidor.
Quando se tenta pesquisar sobre o transporte rural é visto
que as entidades, como agencias reguladoras, governo nacional, estaduais e
municipais não tem uma posição concreta e constante para tratar deste tema. Mas
esta realidade é em todos os estados brasileiros, o que diferencia é que em
alguns tem uma política tímida e paliativa de consertar as estradas vicinais no
período chuvoso.
Em 2011 a
organização internacional “Foro Internacional para el Transporte Rural y el
Desarrollo – IFRTD” encomendou uma pesquisa sobre o “Perfil do Transporte Rural
de Brasil”, tive a honra de participar da elaboração deste documento, mas
também fiquei surpreendido em ver que o transporte rural não é tratado como
política direta de desenvolvimento para população, é tratada como segundo plano
ou esquecida.
A realidade em muitos países é bem diferente, com um
departamento responsável pelo tema, e políticas constantes de apoio ao meio
rural com o transporte. O Brasil tem que olhar para esta realidade como via de
desenvolvimento da nação, já que mais de 15% da população brasileira vive na
área rural como também boa parte das pessoas residentes nas áreas urbanas mais
próximas da zona rural trabalha e desenvolve atividades no campo, e necessitam
das ações do Estado.
No ano de 2013 esta prevista uma atualização do “Perfil do
Transporte Rural no Brasil”, para mostrar a todos como é o transporte do meio
rural no país, e sugerindo ações.
O Brasil é um país continental e política pública para todos
os setores é extremamente difícil de ser executada pela complexibilidade e
particularidade de cada região então os órgãos nacionais, estaduais e
municipais na área transporte e de desenvolvimento agrícola, devem elaborar
políticas voltadas ao transporte rural, como meio para o desenvolvimento para o
homem do campo.
ALMEIDA, Haroldo O.
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