quinta-feira, 25 de abril de 2013

Transporte Rural no Brasil


Em nosso país boa parte do desenvolvimento que temos vem do meio rural, a importância é tanta que a produção de alimentos é toda do campo. Com isso era para ter uma política nacional atuante para o transporte no setor, não só incentivar a produção, mas também garantisse o escoamento e condução da produção, mas a realidade é um pouco diferente, se incentiva a produção e não garante a saída para o mercado consumidor.
Quando se tenta pesquisar sobre o transporte rural é visto que as entidades, como agencias reguladoras, governo nacional, estaduais e municipais não tem uma posição concreta e constante para tratar deste tema. Mas esta realidade é em todos os estados brasileiros, o que diferencia é que em alguns tem uma política tímida e paliativa de consertar as estradas vicinais no período chuvoso.
Em 2011 a organização internacional “Foro Internacional para el Transporte Rural y el Desarrollo – IFRTD” encomendou uma pesquisa sobre o “Perfil do Transporte Rural de Brasil”, tive a honra de participar da elaboração deste documento, mas também fiquei surpreendido em ver que o transporte rural não é tratado como política direta de desenvolvimento para população, é tratada como segundo plano ou esquecida.
A realidade em muitos países é bem diferente, com um departamento responsável pelo tema, e políticas constantes de apoio ao meio rural com o transporte. O Brasil tem que olhar para esta realidade como via de desenvolvimento da nação, já que mais de 15% da população brasileira vive na área rural como também boa parte das pessoas residentes nas áreas urbanas mais próximas da zona rural trabalha e desenvolve atividades no campo, e necessitam das ações do Estado.
No ano de 2013 esta prevista uma atualização do “Perfil do Transporte Rural no Brasil”, para mostrar a todos como é o transporte do meio rural no país, e sugerindo ações.
O Brasil é um país continental e política pública para todos os setores é extremamente difícil de ser executada pela complexibilidade e particularidade de cada região então os órgãos nacionais, estaduais e municipais na área transporte e de desenvolvimento agrícola, devem elaborar políticas voltadas ao transporte rural, como meio para o desenvolvimento para o homem do campo.

Haroldo Oséias de Almeida - Ambientalista
ALMEIDA, Haroldo O.

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