terça-feira, 7 de maio de 2013

Meteoro visto nos Céus de Delmiro Gouveia – AL


No dia 06 de maio de 2013, às 20 horas e 30 minutos, um meteoro com uma intensidade de luz muito grande foi visto da cidade de Delmiro Gouveia, na direção leste, durando cerca de 3 segundos e meio e presenciado pelos moradores da cidade.
O meteoro entrou na atmosfera terrestre queimado e deixando uma luz muito visível (até mais brilho que a lua cheia, que não estava nos céus no memento), possivelmente se este meteoro estivesse entrado na terra durante o dia também seria visível.
Vale acrescentar que este acontecimento é muito comum na terra e acontece mais de 100 durante o dia e a noite, só que no período noturno fica mais visível e acontece muito mais pelo fato de não ter a intensidade da luz do sol que interfere na visualização como também menos a sua influencia gravitacional que deixa a gravidade da Terra influenciar e puxar mais os pequenos asteróides.
Uma dúvida comum é a diferença entre asteróide, meteoro e meteorito. Em um exemplo simples dá para entender melhor, quando uma rocha esta no espaço é chamada de asteróide, que quando bate na atmosfera terrestre começa a queimar e este fenômeno se chama meteoro, e quando o meteoro acaba de queimar e bate no chão é chamado de meteorito.
Interessante foi ver que o acontecimento saiu na direção que estava o planeta Saturno para a direção da estrela Unucalhai da constelação Serperns, por isso os antigos achavam que este era a mudança de posição de uma estrela, e muitos conhecem por Estrela Cadente.
Outra característica que me chamou a atenção neste evento foi a magnitude, o tamanho, muito grande, bem maior do que estou acostumado a visualizar em minhas observações dos céus, na verdade nunca tinha visto um com tanta intensidade, que me deixou abismado admirando a passagem do meteoro, fiquei feliz por DEUS ter me colocado no dia e local certo para poder contemplar na primeira fila.
Uma pena não ter registrado tal fato para poder passar para as pessoas, no momento estava eu e meu filho o pequeno Vinicius de apenas 2 aninhos de idade, que desde então fica sempre olhando para os céus e perguntando “papai a têlinha passo? Agola ta mimindo, né?”. Mas fico feliz em ter apreciado o fato com o meu herdeiro e futuro Astronauta.

Haroldo Oséias de Almeida – Ambientalista e Astrônomo Amador

Simulação 01: Inicio vindo da direção do Planeta Saturno

Simulação 02: Aumentando

Simulação 03: Momento maior do evento.

Simulação 04: Diminuição do meteoro.

Simulação 05: Fim do evento com uma explosão próximo a direção da estrela Unucalhai da constelação Serperns.
Créditos da Simulação: Haroldo Oséias de Almeida com o Aplicativo Neave Planetário e o Programa Paint

Imagem semelhante recolhida da internet em outro evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião de Planejamento da BASE de Apoio da Caatinga do FBMC

Introdução No dia 15 de janeiro, realizamos virtualmente uma reunião estratégica para o Planejamento da BASE de Apoio do Bioma Caatinga d...