domingo, 25 de novembro de 2012

O rio tem o seu dia...

O principal mecanismo de desenvolvimento da sociedade, o rio, tem o seu dia de comemoração em 24 de novembro. Tendo nele o bem mais precioso de todos, à água, que trouxe toda a biodiversidade que conhecemos, um bem finito que é mais valioso que o ouro e o petróleo juntos.
Por tanta importância o rio é um dos instrumentos mais democráticos que existe, não faz nenhuma distinção de raça ou espécie, e nem de local alto ou baixo, praticamente a água por meio dos seus rios estão presentes em todos os locais do planeta levando a vida e desenvolvimento.
Quando penso em um rio, lembro-me logo do dia em que a minha avó Júlia levou meu irmão e eu a um riacho próximo da cidade, foi um momento muito marcante, minha avó nos encorajava a entrar, nadar e aproveitar o nosso rio. Bem, 25 anos passaram e tem o meu filho Vinícius, imaginei levá-lo para aproveitar igual a mim, mas, agora é impossível, o mesmo rio está muito poluído, que injusto, um ser humano não poder desfrutar da natureza igual a outros de poucas décadas atrás!
Os cursos de água com todos seus benefícios, mas usamos de forma tão ineficaz, um exemplo disto é que jogamos água poluída por nossas atividades diretamente no rio, muitas vezes sem o tratamento adequado, isso é uma agressão à humanidade. Com o intuito de facilitar a nossa vida o sistema de saneamento básico iniciou-se ligando todas as casas em uma rede de canos que levam os dejetos diretamente ao local de despejo, o rio, no inicio não houve discussão, ate achavam que ia ser bom pelo fato de jogar matéria orgânica que melhoraria a vida, mas, com o crescimento populacional e o aumento da população urbana, a matéria orgânica enviada aos rios aumentou de tal forma que os rios não podem suportar, causando uma grande poluição e em conseqüência a morte do afluente.
Comemorar o dia do rio da forma mais variada possível é muito merecido para nossos cursos de água. Podemos fazer mais que comemorar, cuidar de nosso bem. Têm algumas sugestões simples que ajudam muito: economizar água, evitar o consumo, proteger as nascentes e margens, exigir do poder público programas e projetos que melhorem os rios, entre outras ações... Melhorar a qualidade de nossos rios é garantir o bem a todos em todas as gerações.

Haroldo Oséias de Almeida – Ambientalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião de Planejamento da BASE de Apoio da Caatinga do FBMC

Introdução No dia 15 de janeiro, realizamos virtualmente uma reunião estratégica para o Planejamento da BASE de Apoio do Bioma Caatinga d...