terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Iterpe entrega títulos a agricultores do Agreste do Estado


O Governo de Pernambuco realiza novas ações da Reforma Agrária e vai beneficiar agricultores familiares do município de Casinhas, no Agreste de Pernambuco. O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado – Iterpe, da Secretaria de Agricultura de Pernambuco – Sara, vai entregar 47 títulos de posse a trabalhadores rurais do assentamento Antônio Eleutério.

A solenidade de entrega dos títulos acontece às 9h na terça-feira, dia 26 de fevereiro, na sede da associação de assentados, com as presenças de representantes do Governo do Estado, do Iterpe, do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – ProRural, além do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR e de associações e federações rurais.

De acordo com o diretor-presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a conquista do título vai proporcionar ao pequeno agricultor segurança jurídica e viabilizar o acesso às políticas públicas e sociais, gerando cidadania e qualidade de vida. A titulação permite ao trabalhador rural se cadastrar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que garante aos agricultores a compra, por parte das prefeituras, da produção dos alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas.

Sem o título, os trabalhadores não têm acesso a créditos do Governo Federal voltados para o meio rural, como o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) e o Crédito Fundiário, para poder investir na própria terra e proporcionar mais geração de renda – disse Gondim, lembrando que a agricultura familiar tem grande importância para a economia, sendo responsável por cerca de 70% da produção de alimentos que chegam à mesa do consumidor.

O assentamento Antônio Eleutério abriga 52 famílias que vivem da agricultura familiar. Entidade responsável por gerir assentamentos estaduais em Pernambuco, o Iterpe realiza a entrega de títulos como parte dos programas de Reforma Agrária do Estado e do Governo Federal.

Por: Thais Fonseca - Assessora de Imprensa Iterpe

--------------- x --------------------


Ao receber esta informação por e-mail como sugestão de pauta, me senti lisonjeado em poder ser um dos divulgadores, desta informação importante para os agricultores.

Acho muito importante as ações votadas para o homem do campo, desde que os produtos vindos do meio rural são a base da alimentação do nosso país e que atende a maior parte de toda demanda. Valorizar esta área é garantir que uma economia local seja desenvolvida, gerando emprego e desenvolvendo a comunidade, alem de estimular aos jovens a acreditarem no meio rural como meio de vida.

A agricultura familiar tem mesmo que ter este apoio, e acredito que ainda mais tem que ser feito, como a valorização de cultivo de orgânicos  de produtos sustentáveis e um desenvolvimento de uma economia popular e solidaria, com todos os critérios necessários para o bom desenvolvimento local.

Muito boa a iniciativa e desejo que aconteça muito mais ações como esta para valorizar cada vez mais o homem do campo que foi a primeira atividade da humanidade.

Haroldo Oséias de Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião de Planejamento da BASE de Apoio da Caatinga do FBMC

Introdução No dia 15 de janeiro, realizamos virtualmente uma reunião estratégica para o Planejamento da BASE de Apoio do Bioma Caatinga d...