
PENSAMENTO INICIAL: Com a idéia de ter um direcionamento profissional, em virtude da dificuldade de entrar no mercado de trabalho, estamos pensando em criar uma organização para direcionar os alunos para o mercado e também a prestação de serviços de consultoria em todas as áreas da faculdade.
ABRANGENCIA: todos os cursos da FACOL.
Gestão Ambiental
Gestão Hospitalar
Logística
Design de Moda
Direito
Administração
E demais cursos...
COMO VAI FUNCIONAR: a idéia é juntar todos os profissionais em formação e oferecer os serviços para as empresas, com a cooperativa poderá também participar de licitações e garantir ainda mais a abrangência de mercado. Não podendo esquecer que podemos contar com o apoio da FACOL usando o nome para promover a Cooperativa.
VANTAGENS:
Inserção no mercado de trabalho;
Experiência e prática
Fonte de renda extra
Trabalho em equipe
Conhecimento da área
PORQUE INICIAR NO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL: Com a corrida ambiental existente as leis que protegem o meio ambiente estão mais em evidencia então toda a ação vai necessitar de um gestor ambiental e todas as áreas da faculdade vai necessitar de um gestor de meio ambiente qualificado.
O QUE É COOPERATIVA: “Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”.
PRINCIPIOS DA COOPERATIVA:
Adesão Voluntária e livre, Gestão Democrática Pelos Membros, Participação Econômica dos Membros, Autonomia e Independência, Educação, formação e informação, Intercooperação, Interesse pela Comunidade
FINALIDADE:
Viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produção, crédito, prestação de serviços e comercialização;
Atuar no mercado gerando benefícios para os cooperantes;
Formar e capacitar seus integrantes para o trabalho e a vida em comunidade.
PASSOS PARA FORMALIZAÇÃO:
1º Passo: Formação e construção da identidade do grupo: Inicialmente, é necessário reunir todas as pessoas interessadas em formar a cooperativa. De acordo com o artigo 1.094, inciso II, da Lei 10.406 de 10/01/2002 (Novo Código Civil), pode-se dizer que o número mínimo de 14 (quatorze) pessoas.
2º Passo: Construindo o Estatuto Social
O Estatuto Social é um instrumento “legal” básico para a formação de uma cooperativa, composto por um conjunto de normas que servem para estruturar administrativamente a cooperativa e disciplinar o seu funcionamento, estabelecendo também os direitos e deveres dos cooperados.
3º Passo: Realização da Assembléia de Constituição
A Assembléia de Constituição é o ato público de fundação da cooperativa. Para organização e realização desse ato, sugiro os seguintes procedimentos:
1) organização da Assembléia
2) coletar dados e de cada cooperado
3) cerimonial e Eleições
Pró-labore
Pro-labore é uma expressão latina que significa "pelo trabalho"; remuneração do trabalho realizado por sócio, gerente ou profissional.
Tem recolhimento de 11% a 20% para o INSS.
Existem duas formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pró-labore e a distribuição de lucros. O pró-labore é um instrumento desenvolvido para orientar quanto à remuneração dos sócios nos custos da empresa.

Consultoria:
Consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.
O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância.
Alunos da FACOL
Curso de Gestão Ambiental
Por: Haroldo Oséias de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário